Ações Judiciais Colectivas

O que é uma Ação Colectiva?

Ação Coletiva consiste na associação de várias pessoas para, em conjunto, acionarem judicialmente um terceiro, por serem lesadas por um mesmo evento ou causa comum. A ação coletiva permite partilhar custos, riscos e conhecimentos com outras pessoas que estão na mesma situação. Por outro lado, permite beneficiar da força numérica do conjunto, dando a noção exta do prejuízo generalizado.

Litisconsórcio voluntário é o termo legal usado no ordenamento jurídico português para descrever uma ação legal coletiva movida por um grupo de reclamantes, lesados, cujos interesses se encontram afetados por uma ocorrência comum, seja por negligência, culpa ou risco. Essas ações são frequentemente movidas contra grandes empresas ou grupos.

Se sofreu perdas ou danos como resultado direto do comportamento de terceiros e existem outras pessoas na mesma situação, pode coligar-se com os mesmos, de modo a que, juntos, minimizem os custos da ação e maximizem os conhecimentos e a oportunidade de agirem.

A ação coletiva permite colocar os interesses pessoais em pé de igualdade, aumentando os recursos financeiros disponíveis, e dando voz àqueles que, de outro modo, não arriscariam sozinhos uma batalha judicial.

Vantagens de uma Ação Colectiva

Existem inúmeras vantagens em intentar uma ação coletiva; mas os três mais importantes são:

  • A assessoria jurídica e a documentação podem ser compartilhadas com outros requerentes e o custo da obtenção de aconselhamento pode ser distribuído por todo o grupo. Se cada caso fosse litigado individualmente, cada pessoa ou organização teria de suportar os seus próprios serviços;
  • As custas judicias também são partilhadas, uma vez que são calculadas por ação e não por titular da mesma. As despesas judiciais, que muitas vezes são o entrave para avançar na reclamação dos direitos em tribunal, podem assim ser divididas pelo número de pessoas que litigam em conjunto, ou pelo valor de cada um dos interesses em questão;
  • A coligação permite a visualização do dano/prejuízo como um todo, dando força à pretensão, face à extensão e consequências do evento danoso.

Ações de interesse coletivo:

  • Acidentes graves que afetem um conjunto de pessoas;
  • Ações contra empresas Nacionais e Multinacionais;
  • Ações contra o Estado Portugês;
  • Vendas financeiras enganosas;
  • Produtos defeituosos;
  • Violação de dados.

Especialistas em Ações Coletivas

Procurar a reparação de um dano por parte de uma grande empresa ou entidade, pode não ser tarefa fácil, tornando-se ainda mais difícil se o fizer individualmente. É por isso que muitas pessoas e organizações encontram nas ações coletivas, um meio, para encontrar a força de que precisam para obter a justiça ou, simplesmente, a compensação de um prejuízo causada por um adversário maior. Uma ação coletiva pode constituir a sua oportunidade de sucesso, como lhe poderão explicar nossos advogados experientes em litígios.

Exemplos de Ações Colectivas

Porquê a Rito Advogados?

Na Rito Advogados, os nossos advogados, além de uma vasta experiência na área do Direito dos Seguros e respetiva reparação quer por via judicial, quer extrajudicial, possuem conhecimento profundo de toda a tramitação necessária para os valores em prática para os vários tipos de danos, bem como parcerias com peritos-médicos essenciais para o levantamento das lesões corporais apresentadas e respetivas sequelas.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.