A negligência médica pode revestir a forma de violação das leges artis, o que ocorre sempre que, por parte do médico em questão, nas circunstâncias em causa, fosse exigível o cumprimento de regras e princípios deontológicos diferentes. Importa salientar que, por leges artis se deve entender um conceito dinâmico sempre em atualização com o progresso científico, e muitas vezes de regras não reduzidas a escrito. Em suma, não é uma questão linear a violação do dever objetivo de cuidado (sobretudo quando o mesmo deve ser aferido por uma figura padrão) e por essa razão deve ser cuidadosamente fundado e objetivado.
Erros comuns incluem:
Obter o diagnóstico errado pode ser igualmente catastrófico para a saúde e o bem-estar do paciente. Um diagnóstico incorreto geralmente leva ao tratamento ou medicamento errado seja administrado. Na melhor das hipóteses, esse tratamento não terá efeito - o que obviamente significa que a doença ou lesão real não esteja a ser tratada. Na pior das hipóteses, o tratamento pode piorar a doença, causar efeitos colaterais indesejados ou levar a outros resultados indesejados.
Os médicos podem também cometer erros no tratamento de uma condição, o que pode levar a uma piora da condição ou a outros efeitos colaterais. Os pedidos de indemnização podem ser apresentados após erros como:
Para muitas condições e lesões, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença quando se trata de uma recuperação completa e rápida. Quaisquer atrasos evitáveis podem causar danos significativos ou levar ao agravamento de uma condição. Nos piores casos, um diagnóstico atrasado pode fazer com que uma doença tratável avance para uma situação de risco de vida.
Se acredita que algum desses erros ocorreu durante o tratamento ou que foi vítima de negligência hospitalar, pode reivindicar uma indenização.
O erro ou negligência de que foi alvo, pode piorar a doença, prolongar o tempo de recuperação ou deixar danos físicos ou psicológicos duradouros. Por tudo isto, pode vir a ter despesas médicas e até mesmo serem necessárias obras de adaptação da sua casa. Em último caso, pode até perder o trabalho caso não conseguia trabalhar. É por isso que a compensação pode ser tão importante.
Caso tenha adquirido uma doença, infeção ou vírus aquando os tratamentos em internamento hospitalar e acredita que os funcionários ou instalações são os culpados, poderá solicitar uma indemnização. Essas infeções podem ser causadas ou disseminadas por uma falha na limpeza adequada do equipamento hospitalar ou por funcionários que não seguem os procedimentos corretos.
Entendemos o sofrimento físico e emocional que pode ser causado por erros cometidos por profissionais de saúde. Quando nos procura para obter orientação e representação jurídica sobre reclamações por negligência médica, pode ter certeza de que ofereceremos um serviço sensível e compreensivo. Ouviremos atentamente as suas queixas e preocupações e forneceremos os melhores conselhos legais para atender às suas necessidades específicas. Independentemente do tipo de reivindicação que deseja apresentar, pode confiar em nós para fornecer um serviço competente e assertivo, concentrado não apenas em ajudá-lo a garantir a compensação por negligência médica, mas também em permitir o acesso a qualquer suporte de reabilitação necessário.
Caso não possa dirigir-se aos nossos escritórios, não se preocupe. Entre em contacto connosco e agendaremos a visita ao hospital ou domicílio.
A Rito Advogados reuniu um conjunto de informações relevantes sobre este tema. Se quer saber mais, não deixe de consultar na Área Informativa do nosso site, as infografias explicativas, o nosso glossário, as respostas às perguntas frequentes dos nossos clientes, e ainda os artigos e legislação relacionados com cada uma das nossas áreas de especialização.
Na Rito Advogados, os nossos advogados, além de uma vasta experiência na área do Direito dos Seguros e respetiva reparação quer por via judicial, quer extrajudicial, possuem conhecimento profundo de toda a tramitação necessária para os valores em prática para os vários tipos de danos, bem como parcerias com peritos-médicos essenciais para o levantamento das lesões corporais apresentadas e respetivas sequelas.